Desenvolvedor | |
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Termo genérico para designar todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento de software. Abrange todos os papéis desempenhados neste trabalho: programador, analista de sistemas, analista de negócios, testador, documentador, gerente de projeto, etc. | |
Desvio padrão | |
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Diagrama de classe | |
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É uma representação da estrutura e relações das classes que servem de modelo para objetos. É uma modelagem muito útil para o sistema, define todas as classes que o sistema necessita possuir e é a base para a construção dos diagramas de comunicação, sequência e estados. | |
Diagrama de Contexto | |
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Ele representa todo o sistema como um único processo e é composto por fluxos de dados que mostram as interfaces entre o sistema e as entidades externas. O diagrama é uma forma de representar o objeto do estudo, o projeto, e sua relação com o ambiente. Um diagrama de contexto permite identificar os limites dos processos, as áreas envolvidas com o processo e os relacionamentos com outros processos e elementos externos à empresa (ex.: clientes, fornecedores). | |
Documento de Visão | |
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Contém a visão que os envolvidos têm do sistema a ser desenvolvido, em termos das necessidades e características mais importantes. Por conter uma descrição dos requisitos centrais pretendidos, ela proporciona a base para requisitos mais detalhados. Também pode conter uma especificação de requisitos formal. O documento de visão captura restrições de design e requisitos de alto nível para que o usuário possa compreender o sistema que será desenvolvido. | |
Eficiência | |
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Eficiência do Usuário Final | |
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Uma das 14 características gerais de sistema que descreve em que nível considerações sobre fatores humanos e facilidade de uso pelo usuário final influenciam o desenvolvimento da aplicação. As funções interativas fornecidas pela aplicação enfatizam um projeto para o aumento da eficiência do usuário final. O projeto inclui: Pontue o nível de influência de acordo com as seguintes orientações: | |
Elicitação | |
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É a atividade de obtenção, pesquisa, descoberta ou e/ou identificação dos requisitos que os usuários possuem para um projeto ou sistema. | |
Entidade | |
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• É o principal objeto de dados sobre o qual informação é coletada • É uma informação de pessoa, lugar, coisa ou evento • Pode ter uma instância (uma ocorrência) • É uma coisa de fundamental relevância para o usuário, sobre o qual uma coleção de fatos é armazenada; uma associação entre entidades que contém atributos é por si mesma uma entidade • Envolve informação, uma representação de coisas similares que compartilham características e propriedades. • Muitas vezes representadas em um modelo de dados através de um retângulo, com o nome da entidade escrito dentro do retângulo. | |
Entidade Associativa | |
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É um tipo de entidade que contém atributos que completam a descrição de um relacionamento de muitos-para-muitos entre duas outras entidades. É usada para associar duas ou mais entidades como uma forma de definir o relacionamento de muitos-para-muitos. Entidades deste tipo são geralmente criadas por quem modela os dados para resolver algumas das regras de negócio necessárias à associação entre duas entidades distintas. | |